Evidência Física de marketing

Todos os programas de marketing nos explicam que o “P” de physical evidence (evidência física) é uma variável muito importante, principalmente no que concerne ao marketing de serviços. De uma forma “curta”, a ideia base é de alguma forma materializar o serviço, com elementos tangíveis que vão de encontro ao posicionamento. Por exemplo, se vendemos cruzeiros de luxo, então o panfleto tem que ser em papel premium, a decoração da agência tem que ser “XPTO”, etc. Ora, esta dita evidência física é, também, importante na venda de produtos e não só de serviços. Ajuda ao denominado posicionamento da marca, ie, à forma como a vemos.

E para que serve a introdução do parágrafo anterior? Para explicar porque estou a fazer “publicidade gratuita” (entre “” porque na realidade, se fosse mesmo publicidade teria que ser paga) a esta joalharia. Porque me “brindaram” com este fenomenal exemplar de fatura. Francamente nunca vi um documento contabilístico tão elegante. Sim, verdade que gosto muito da cor dourada, mas penso que todos nós concordamos que esta fatura dá “20 a zero” à esmagadora maioria dos documentos que entregamos ao contabilista. E eu não estou a mostrar o verso do documento (com impressão das condições de venda a tinta dourada) nem a qualidade do papel…

Se a “brincadeira” custa dinheiro à empresa? Custa e não há de ser pouco. Se eu acho que vale a pena? Acho que vale e muito. Não acredito que haja um único cliente que não comente com alguém a elegância não só da fatura, como de toda a loja em causa. Até é capaz de haver clientes que vão para as redes sociais fazer “publicidade gratuita” à loja… 🙂

Ah…. existem estratégias que são mesmo douradas… do ponto do vista do marketing

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